Banco Central determina suspensão de pagamentos pelo WhatsApp no Brasil
Novidade foi anunciada pelo Facebook na semana passada. Em nota, BC diz que quer avaliar “riscos concorrenciais”
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central determinou, nesta terça-feira (23/06), que as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard suspendam a função de pagamentos e transferências financeiras por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
O anúncio da nova modalidade foi feito na semana passada. O Brasil seria o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo.
De acordo com o BC, no entanto, é preciso avaliar eventuais riscos ao funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, afirmou a autarquia em nota.
No documento, o Banco Central também alegou que é preciso que a modalidade por meio de um aplicativo passe por uma análise prévia.
“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, acrescentou.
O descumprimento da determinação do Banco Central implicará em multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.