Auxílio de R$ 600: Caixa vai usar WhatsApp para desbloquear contas. Entenda
Pouco menos da metade das contas bloqueadas poderão ser resolvidas com o envio de documentos via aplicativo Caixa Tem, no WhatsApp
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Econômica Federal anunciou nessa quarta-feira (22/7) que vai pedir documentos pelo aplicativo Caixa Tem para desbloquear contas do auxílio emergencial de R$ 600 por causa de inconsistências no cadastro.
Na prática, a Caixa bloqueou centenas de milhares de contas por suspeitas de fraudes. Pouco menos da metade (49%), no entanto, apresentaram problemas que podem ser resolvidos sem a necessidade de ir a agências.
“Nesse grupo de 49%, a gente está falando: não precisa ir para a agência, porque a gente vai resolver pelo celular, pelo aplicativo. Isso foi um golaço. Por que? Porque ele vai mandar os dados de novo pelo aplicativo”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista com o portal Metrópoles (Leia aqui a íntegra).
A Caixa informou que essa parcela, na realidade, tem uma “inconsistência cadastral”. Para isso, é possível realizar a partir desta quinta-feira (23/7) a atualização do cadastro pelo próprio aplicativo.
É necessário realizar um novo acesso no Caixa Tem e enviar a documentação, de forma digital. “Para finalizar a validação, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”, informa o aplicativo.
O restante das contas bloqueadas (51%) foram consideradas com forte suspeita de fraude e, por isso, há a necessidade de que a pessoa compareça a uma agência da Caixa para comprovar ser o autor do pedido.
Neste caso, o aplicativo do Caixa Tem vai mostrar a seguinte mensagem: “É necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.
A ideia é reduzir qualquer tipo de fila nas agências. Isso porque, segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, nas contas com indícios grandes de fraudes, poucas pessoas estão indo para as agências.
“Cerca de 99% das pessoas que vão às agências vão porque tiveram um problema pequeno, que pode ser realizado no aplicativo. Provavelmente nenhum cara que vai cometer uma fraude vai chegar na agência com documentos falsos”, disse.