Atividade e emprego na indústria caem em outubro, diz CNI
O índice de intenção de investimento na indústria caiu 3,9 pontos no período, para 53,5, o menor resultado desde agosto de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que o setor registrou queda em outubro, na comparação com setembro deste ano.
De acordo com os números da Sondagem Industrial da CNI, houve queda da atividade, do emprego e da capacidade instalada na indústria no período.
Entre setembro e outubro, o índice que mede a evolução da produção recuou de 49 para 48,5 pontos – foi a primeira queda para o mês desde outubro de 2016.
O emprego na indústria também registrou queda, passando de 51,4 para 49,6 pontos, interrompendo cinco meses consecutivos de alta do indicador.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou pelo segundo mês seguido, terminando outubro em 71%. Nos últimos dois meses, a queda acumulada é de dois pontos percentuais.
O índice de intenção de investimento na indústria caiu 3,9 pontos, para 53,5, o menor resultado desde agosto de 2020.
O nível de estoque efetivo, por sua vez, subiu de 50,9 para 52,4 pontos entre setembro e outubro, maior nível desde julho de 2019.
“Essa evolução dos estoques, de acúmulo bem acima do planejado pelos empresários, acende um sinal de atenção”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. “A demanda ficou inferior à produção, mesmo com a queda da atividade, sugerindo frustração dos empresários com a demanda, o que já contaminou as expectativas.”
Confiança em queda
Como noticiado pelo Metrópoles, a confiança do empresário industrial recuou 8,5 pontos percentuais entre outubro e novembro e está em 51,7 pontos, segundo a CNI.
De acordo com a entidade, este é o segundo mês consecutivo de piora da confiança, após sucessivos avanços do setor industrial ao longo do ano. Em novembro de 2021, o indicador estava em 56 pontos; no mesmo período de 2020, chegou a 62,9 pontos.