metropoles.com

Appy: “Reforma tributária deve elevar poder de compra em 10%”

Economista diz que estados terão uma base tributária maior, pois cobrarão suas alíquotas unificadas sobre uma gama maior de bens e serviço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Bernard appy
1 de 1 Bernard appy - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), disse nesta terça-feira (21/05/2019) que a reforma tributária pode, se aprovada, elevar o poder de compra dos brasileiros em ao menos 10% num horizonte de 15 anos.

A proposta de reforma, apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e baseado nos estudos do CCiF, unifica três tributos federais (IPI, PIS e Cofins) e o ICMS e o ISS num único tributo, batizado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência federal, estadual e municipal.

Além disso, haverá um outro imposto sobre bens e serviços específicos, de competência apenas da União.

Haverá um período de transição, sobretudo para evitar perdas substantivas de receitas para estados e municípios. Appy argumentou, porém, que os governos regionais terão uma base tributária maior, pois cobrarão suas alíquotas unificadas sobre uma gama maior de bens e serviços. “Todos os estados e municípios do país serão ganhadores com essa reforma”, afirmou.

O economista disse ainda que a mudança resolve todas as distorções de impostos indiretos no país, melhoria no ambiente de negócios e vai proporcionar o aumento dos investimentos.

Alocar recursos
Appy explicou também que, neste modelo, não há concessão de benefício fiscal nem da União, nem de estados e municípios. “É um imposto para arrecadar”, afirmou.

“O que se propõe no lugar dos benefícios é alocação de recursos absolutamente clara. A ideia é alocar recursos que explorem vocações regionais”, disse, afirmando que essa será uma escolha política.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?