metropoles.com

Aposentados têm risco de ficar sem metade do 13º no meio do ano

A MP 891, do governo federal, tornava legal a antecipação de pagamento, mas não foi analisada no plenário da Câmara dos Deputados e caducou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
planário-da-Cãmara-dos-Deputados
1 de 1 planário-da-Cãmara-dos-Deputados - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Aposentados e pensionistas do INSS podem ficar sem a antecipação do abono de Natal em agosto do próximo ano. Isso porque a Medida Provisória (MP) que permitia a ação não foi lida em plenário e caducou.

A MP 891, do governo federal, tornava legal a antecipação de pagamento de metade do 13º salário de benefício do INSS juntamente com o pagamento de agosto de cada ano. 

Promessa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a medida deveria ser analisada no plenário da Câmara dos Deputados nessa terça-feira (03/12/2019). A sessão extraordinária, contudo, foi cancelada.

Como a MP perdeu a validade, o presidente precisará, a cada ano, de nova medida para a divisão do pagamento. Desde 2006, o adiantamento é feito por decreto. Assim, o mês para saque depende do governo.

Apesar de perder a validade, os atos da MP nos últimos 120 dias valem normalmente. Conforme previsão do governo, a antecipação do 13º salário em agosto beneficia 30 milhões de pessoas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o depósito da segunda parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e titulares de auxílios em 25 de novembro.

Os primeiros a receber foram os segurados que ganham um salário mínimo e têm o cartão de pagamento com final 1. O pagamento vai até 6 de dezembro.

Procurado, o INSS garantiu o pagamento do 13º neste ano. (Com informações da Agência Senado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?