metropoles.com

Após Moro, Guedes pode ser a “bola da vez” de bolsonaristas

Diagnóstico é de auxiliares do próprio ministro, que é contra recursos públicos para alavancar crescimento, e também do mercado financeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A saída do agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro, com acusações graves contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aumentará a pressão sobre o ministro da Economia, Paulo Guedes. O diagnóstico é de auxiliares do próprio ministro, segundo informações do Estadão.

No mercado financeiro, a avaliação é que Guedes pode ser a próxima “bola da vez”. Antes da saída de Moro, o chefe da Ecomomia já tinha alertado o presidente de que o seu governo poderia cometer os mesmos erros de gestões petistas na economia com o plano de obras públicas para alavancar o crescimento.

Com a resistência do ministro aos planos “desenvolvimentistas” do presidente, bolsonaristas querem impor ao “Posto Ipiranga” a pecha de “inimigo dos pobres”.

Depois do ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta e de Moro, Guedes entrou no processo de “fritura” deflagrado por uma ala do governo por insistir no discurso de manutenção da sua política de ajuste fiscal na fase pós-pandemia.

O presidente, como mostrou o Estadão, está disposto a fazer um “cavalo de pau” no seu governo.

Visão fiscalista

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, integrantes da Casa Civil e auxiliares diretos do presidente têm reclamado da “visão fiscalista” do Ministério da Economia e da falta de um contraponto econômico dentro do governo, como havia antes da criação do superministério sob a alçada de Guedes.

No passado, Fazenda e Planejamento já protagonizaram embates históricos por suas visões distintas sobre a direção da política econômica. Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, Guedes não aceitaria uma mudança nessa linha.

A avaliação, porém, é de que caso o presidente atenda às pressões e faça de fato esse movimento de fatiar a Economia, não seria agora porque o impacto seria muito ruim num momento em que a atividade e a confiança dos investidores já penam sob os efeitos da pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?