Após derretimento do mercado, Ibovespa registra alta de 1,74%
Anúncios da troca de comando da Petrobras impactaram o mercado na segunda-feira (22/2), mas um dia depois estatal operou em alta
atualizado
Compartilhar notícia
Após derretimento do mercado financeiro na segunda-feira (22/2), com os anúncios de troca do comando da Petrobras, a bolsa de valores brasileira sinaliza leve recuperação e opera em alta nesta terça-feira (23/2). Às 15:34, o Ibovespa registrava avanço de 1,74% a 114.626,81 pontos.
Perto deste horário, as ações da Petrobras também apresentaram alta, em quase 10%, indicando melhoria em relação ao tombo do dia anterior, que foi de cerca de 21%. O dólar segue negociado em queda a R$ 5,43.
A indicação do presidente Jair Bolsonaro de passar a liderança da estatal para o comando do general Joaquim Silva e Luna provocou uma reação negativa no mercado financeiro na segunda. A Ibovespa, por exemplo, chegou a despencar em 4,87%, registrando 112.667,70 pontos, enquanto a Petrobras perdeu R$ 74,2 bilhões em valor de mercado, com queda de 20% nas ações.
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) se pronunciou nesta manhã sobre o assunto. “Nos últimos 26 anos, a Petrobras tomou oito tombos. E volta. Easy goes, easy comes. Então, é isso que vai acontecer, basta ficar muito claro que a troca do presidente não significa troca na política de preço que é praticada”, afirmou.
O conselho administrativo da Petrobras votará durante esta tarde a troca do atual presidente, Castello Branco, por Silva e Luna.