metropoles.com

Após corte de salário, empresas não poderão demitir

A “estabilidade” será equivalente ao tempo em que o contrato for suspenso ou que vigorar a redução de rendimentos e jornada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
carteira de trabalho
1 de 1 carteira de trabalho - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Com os estímulos previstos na medida provisória (MP) que permite o corte de salários e jornada por três meses e até a suspensão do contrato por dois meses, as empresas beneficiadas não poderão demitir os trabalhadores por um determinado período.

A “estabilidade” temporária será equivalente ao tempo em que o contrato for suspenso. Caso a interrupção seja por um mês, por exemplo, o trabalhador terá estabilidade nesse período e por mais 30 dias.

Se a opção for reduzir a jornada e o salário  por dois meses, o funcionário terá o posto garantido por quatro meses no total.

A MP que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nesta quinta-feira (02/04) afeta sobretudo micro e pequenas empresas e trabalhadores com renda de até três salários mínimos (R$ 3.135).

Compensação
Em casos de redução de jornada e salário, que pode chegar a 70%, o seguro desemprego vai complementar o salário do trabalhador.

O governo custeará parte dos salários reduzidos, mas só até o teto do seguro-desemprego, que varia entre um salário mínimo e R$ 1.813,03.

O recém criado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda será depositado na conta do trabalhador mensalmente.

O socorro passou a valer com a publicação da medida provisória (MP) que permite o corte de salários e jornada, além da suspensão do contrato de trabalho.

Segundo o governo, 24,5 milhões de trabalhadores serão afetados pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.  A expectativa é que a MP proteja 8,5 milhões de empregos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?