metropoles.com

Aplicativos e sites ajudam a monitorar os melhores preços na Black Friday brasileira

Serviços on-line acompanham o sobe e desce nos valores de produtos e dão uma força para que os consumidores escapem de frias e encontrem descontos de verdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Black Friday brasileira, tudo pela metade do dobro!”. As últimas (e frustradas) tentativas do comércio varejista nacional de repetir o famoso período de megaliquidações criado nos Estados Unidos ainda repercute na memória dos consumidores e em memes que viralizaram na internet. Tudo porque muitas empresas aproveitaram a euforia dos clientes para maquiar as etiquetas, aumentando os preços nas semanas anteriores e, posteriormente, oferecendo descontos fictícios. Porém, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), grupo que organiza a edição tupiniquim do evento, garante que basta um pouco de atenção para evitar entrar em frias e conseguir boas ofertas.

A camara-e.net estima um faturamento de R$ 1,6 bilhão durante o Black Friday brasileiro, um crescimento de 40% em relação a 2014

Para este ano, as empresas que atuam no mundo on-line prometem descontos de até 80% em produtos e serviços que vão desde passagens de avião e sessões de spa a eletrônicos e eletrodomésticos. Até o momento, mais de 1.000 lojas virtuais se inscreveram na sexta edição do evento. Mesmo com o momento delicado da economia do país, os organizadores da campanha estão otimistas e estimam que 1,32 milhões de e-consumidores irão aproveitar o Black Friday.

“As lojas estão mais conscientes de que devem realizar ofertas realmente atraentes e reais aos clientes. Estes, por sua vez, estão mais conscientes dos seus direitos, acompanham as mudanças de preço antes e durante a promoção e comparam preços antes de efetuar a compra”, afirma Gerson Rolim, diretor de comunicação e marketing da camara-e.net. A entidade lançou na última semana uma cartilha com 11 dicas que ajudam os consumidores a escapar de falsas promessas durante o aguardado período de compras on-line. Os tópicos contemplam desde observações necessários com métodos de pagamentos até prazos de entrega prometidos pelas marcas.

Para fugir de qualquer enrascada e aproveitar as melhores ofertas durante o evento, o Metrópoles compilou uma lista de sites e aplicativos que auxiliam os consumidores mais ávidos por descontos a monitorar as mudanças de preços cobrados em diferentes itens e a identificar as melhores promoções do dia. Confira!

  • Site compara promoções

Criado pelo grupo que organiza a Black Friday no Brasil, o site Busca Descontos ajuda a comparar preços por categorias de produtos e marcas.

  • App monitora preços

O aplicativo Baixou Agora monitora os preços e mostra a evolução dos valores cobrados em forma de gráfico.

  • De olho no burburinho

O site Black Friday Monitor permite saber quais são os termos mais comentados sobre o período de megapromoções nas redes sociais. Dessa forma é possível, entre outras coisas, descobrir ofertas populares ou saber se todo mundo quer comprar o mesmo que você.

  • Vigie o seu produto

O plugin para Chrome Baixou Agora monitora as mudanças de preços de um determinado item escolhido pelo usuário. Dessa forma, se o consumidor estiver pesquisando uma câmera fotográfica, por exemplo, ele poderá ser alertado (inclusive por SMS) quando o produto estiver mais barato.

  • Cupons de desconto em mãos

O site Cuponation oferece cupons de descontos para utilizar em uma série de lojas que estão participando da Black Friday.

  • Evite estes sites

Entidades como Proteste e Procon-SP registram os preços de produtos oferecidos por lojas nas semanas anteriores ao evento. Aquelas que anunciam falsas promoções são incluídas em uma black list de empresas que não respeitam os consumidores. Vale a pena checar.

  • Receba avisos no e-mail

Uma boa dica para quem quer acompanhar a divulgação de promoções é se cadastrar no site da Black Friday Legal Mastercard para receber e-mails de lojas como Mercado Livre, Amazon, Submarino, entre outras.

  • Selo garante menor preço

Criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em 2013, o carimbo “Black Friday Legal” garante credibilidade ao evento e indica bons sites para comprar. Até o momento, mais de 1.000 empresas se inscreveram no programa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?