metropoles.com

Antecipação do auxílio-doença e do BPC é prorrogada até 30 de novembro

INSS paga um salário mínimo para segurados que estão na fila do benefício por incapacidade temporária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fila de pessoas no INSS
1 de 1 Fila de pessoas no INSS - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo federal autorizou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar antecipações do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) até novembro.

Em abril, o governo federal havia concedido a antecipação por três meses desses benefícios em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Agora, a medida foi prorrogada mais uma vez e valerá até 30 de novembro.

A alteração foi publicada nesta quinta-feira (29/10) no Diário Oficial da União (DOU). O decreto é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

“O intuito é reduzir o impacto do retorno do atendimento aos segurados da previdência social, momento em que se espera contar com maior número de agências e peritos no atendimento presencial”, explicou a presidência, em nota.

Brasileiros que estão na fila terão direito a um salário mínimo (R$ 1.045) mensal no caso do auxílio-doença, sem a necessidade de se realizar perícia médica, e R$ 600 no caso do BPC, que é destinado a pessoas com deficiência.

“Reconhecido o direito da pessoa com deficiência ou idoso ao benefício de prestação continuada, seu valor será devido a partir da data do requerimento, deduzindo-se os pagamentos efetuados”, explica o governo, no decreto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?