metropoles.com

ANP: gasolina obrigatória em todo o país a partir de agosto será mais cara

Agência acrescenta que novo combustível vai permitir a introdução no país de motores mais eficientes, com menor consumo e menos poluentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
carro sendo abastecido
1 de 1 carro sendo abastecido - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Com a promessa de uma gasolina com melhor qualidade e capaz de deixar os carros mais eficientes, o combustível que seguirá as novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) se tornará obrigatório em todo o país a partir do dia 3 de agosto. Porém, com toda essa tecnologia é esperado que o preço aumente.

Em nota enviada ao Metrópoles, a ANP confirma a eventual alta no preço e disse que segue modelo comercializado na America do Norte. “Ela é muito semelhante à comercializada nos Estados Unidos, por exemplo”, ressalta a agência.

Responsável pelas novas especificações, a ANP explica que essas mudanças são muito importantes, pois conferem ao combustível maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, melhoria na dirigibilidade e viabilização da introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões.

As principais mudanças inseridas na nova especificação da gasolina de uso automotivo incluem a definição de: valor mínimo de massa específica (ME) de 715,0 kg/m3; valor mínimo para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A, de 77,0 ºC; e valor mínimo de octanagem RON.

Com relação ao RON, os valores mínimo para a gasolina comum serão 92, a partir de 03 de agosto de 2020, e 93, a partir de 1º de janeiro de 2022; para a gasolina premium, o valor mínimo será 97, já a partir de 03 de agosto próximo. Esse valores se aproximam dos dos 95 vigentes na maior parte da Europa.

4 imagens
Gasolina segue em queda
1 de 4

Último reajuste foi em novembro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Andre Borges/Esp. Metrópoles
3 de 4

Andre Borges/Esp. Metrópoles
4 de 4

Gasolina segue em queda

Andre Borges/Esp. Metrópoles

Nas refinarias

O preço de venda da gasolina pelas refinaras da Petrobras representa 28% do preço final do combustível. Desde maio, com a recuperação das cotações do petróleo, a estatal promoveu oito reajustes no combustível, com alta acumulada de 60%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?