Anfavea: produção e venda de veículos crescem mais de 20% em fevereiro
Parte da expansão em relação a fevereiro do ano passado, contudo, se deve à diferença de dias úteis
atualizado
Compartilhar notícia
A produção de veículos no Brasil cresceu 20,5% em fevereiro ante igual mês do ano passado, informou nesta segunda-feira (11/3) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram 257,2 mil unidades produzidas, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Trata-se do maior volume para o mês desde 2014.
Parte da expansão em relação a fevereiro do ano passado, contudo, se deve à diferença de dias úteis, uma vez que o carnaval do ano passado caiu em fevereiro, enquanto o deste ano foi em março.
O volume do segundo mês do ano, se comparado a janeiro, também mostra crescimento, de 29,9%.
No acumulado do ano, a produção conta com alta de 5,3% em relação ao primeiro bimestre do ano passado, com a produção de 455,3 mil unidades.
Empregos
Em empregos, foram 514 empregos gerados pelas montadoras em fevereiro. Em 12 meses, as empresas acumulam a criação de 546 postos de trabalho.
O setor conta hoje com 130.967 funcionários, alta de 0,4% em relação a fevereiro do ano passado.
Vendas
A venda de veículos novos cresceu 26,6% em fevereiro ante igual mês do ano passado. O resultado engloba os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Na comparação com janeiro, as vendas, contudo, apontam recuo de 0,6%.
Nos dois primeiros meses do ano, os licenciamentos somam 398,4 mil unidades, avanço de 17,8% em relação a igual período de 2018
Máquinas agrícolas
As vendas internas de máquinas agrícolas cresceram 19,8% em fevereiro ante igual mês do ano passado, informou a Anfavea. Foram comercializadas 2,9 mil unidades. O volume, se comparado a janeiro, aponta avanço de 7,9%.
No primeiro bimestre, foram 5,5 mil unidades vendidas, alta de 38,4% em relação a igual período do ano passado.