metropoles.com

Aneel aprova redução em tarifas de cinco distribuidoras

A queda reflete a quitação antecipada do empréstimo firmado em 2014 com um pool de bancos públicos e privados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Aneel
1 de 1 Aneel - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26/3) uma redução nas tarifas de cinco distribuidoras. A queda reflete a quitação antecipada do empréstimo firmado em 2014 com um pool de bancos públicos e privados, quando a seca levou ao acionamento de praticamente todo o parque de termelétricas do país. Esse custo foi pago por meio de um financiamento de R$ 21 bilhões, repassado às tarifas de energia de forma parcelada até 2020. Como houve saldo suficiente para quitá-lo antes, ele será pago até setembro deste ano.

As distribuidoras que ainda não passaram por reajuste tarifário neste ano terão esse custo retirado das tarifas na data de aniversário – para a Eletropaulo, por exemplo, que atende consumidores de São Paulo, isso será realizado em julho. A queda média, segundo a Aneel, será de 3,70%.

Já as distribuidoras que já tinham dado reajuste neste ano passaram hoje por revisão tarifária extraordinária, de forma a retirar o custo do empréstimo que estava embutido nas contas de luz.

A tarifa da Light, que atende consumidores do Rio de Janeiro, terá uma redução de 2,30%, e os consumidores da Enel Rio, que atende Niterói e a Baixada Fluminense, sentirão uma queda de 1,92%.

Para a Cepisa, no Piauí, houve queda de 1,45%; para a Eletroacre, a redução será de 2,60%; para a Energisa Borborema, na Paraíba, a diminuição será de 2,50%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?