Alta da produção e do emprego mostram aquecimento da indústria em julho
Segundo a CNI, pelo terceiro mês seguido o indicador de evolução da produção ficou acima da linha de 50 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quinta-feira (19/8), um relatório que indica bons resultados do setor para julho. A produção industrial apresentou crescimento pelo terceiro mês consecutivo, com o índice em 53,7 pontos (acima dos 50 pontos é favorável). O emprego não cai há 13 meses e a utilização da capacidade instalada é a melhor para essa época do ano desde 2013, de acordo com o documento.
É o terceiro mês seguido em que o indicador de evolução da produção fica acima da linha de 50 pontos, o que indica aumento da produção industrial frente ao mês anterior. Houve crescimento de 1,7 ponto ante junho.
O emprego industrial também segue em trajetória de expansão. O índice de evolução do número de empregados alcançou 52 pontos em 13 meses.
Os estoques, entretanto, permanecem abaixo do planejado pelas empresas e caíram um pouco mais em julho, mas se encontram em nível superior ao registrado no segundo semestre de 2020, quando o problema da falta de insumos e matérias-primas havia atingido seu ponto mais crítico. O índice de evolução do nível de estoques marcou 49,0 pontos em julho.