metropoles.com

Agência Fitch muda perspectiva do Brasil de “negativa” para “estável”

Segundo a agência de classificação de risco, a decisão “reflete a evolução das finanças públicas”. A atualização foi divulgada nesta quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos - Foto: Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos - Foto: Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a perspectiva do Brasil de “negativa” para “estável”, e manteve a nota de crédito do país em “BB-“.

A melhora é importante para as relações comerciais e de investimento para o país. A nota transmite segurança ou insegurança aos mercados de capitais globais. A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (14/7).

Em comunicado, a Fitch apontou que a decisão “reflete a evolução das finanças públicas em meio aos sucessivos choques dos últimos anos, desde que atribuímos a perspectiva negativa em maio de 2020.”

A perspectiva negativa para o país havia sido atribuída em maio de 2020. Dentre as justificativas para a mudança, a agência cita o primeiro superávit fiscal primário desde 2013, registrado em 2021.

“A dinâmica do crescimento no curto prazo superou as expectativas anteriores da Fitch, e um progresso incremental das reformas poderia beneficiar as perspectivas de investimento no médio prazo”, afirmou a agência.

Repercussão

A atualização da classificação ocorreu no mesmo dia em que o governo federal divulgou novas expectativas de crescimento do PIB e de queda na inflação para 2022.

“O Ministério da Economia reafirma seu comprometimento com a consolidação fiscal necessária para a continuidade do cenário da recuperação econômica”, comentou, em nota, sobre a decisão da Fitch.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?