metropoles.com

Aécio: “Perda do grau de investimento mostra que governo Dilma acabou”

Para o tucano, a decisão é fruto de erros sucessivos na política econômica nos últimos seis anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
George Gianni/ PSDB
1 de 1 George Gianni/ PSDB - Foto: null

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta quarta (9) que a decisão da Standard and Poor’s de retirar o grau de investimento do País mostra que o governo Dilma Rousseff acabou. Para o tucano, a decisão é fruto de erros sucessivos na política econômica nos últimos seis anos, agravados pelo desvio de recursos públicos e aparelhamento político das estatais.

“Infelizmente, a perda do grau de investimento do Brasil e a perspectiva de revisão negativa nos próximos doze meses mostram que o governo da presidente Dilma acabou”, disse o tucano, em nota intitulada “Um desastre anunciado. Resultado da incompetência e dos erros do governo”.

Para Aécio, o cenário é ainda mais grave porque há um governo no qual a presidente terceirizou a política econômica. Ele disse que o Executivo hoje não tem uma base política com força para aprovar reformas estruturais e não tem sequer um plano de governo. Derrotado por Dilma nas eleições passadas, o tucano afirmou que a oposição tentou na campanha de 2014 discutir o rumo para o ajuste da economia.

Mas foi, disse, atacado pelo propaganda partidária do PT que negava a existência de uma grave crise econômica que se aprofundava em decorrência da não adoção de medidas corretivas pelo governo em conjunto com a expansão da despesa pública para eleger a presidente candidata.

Aécio disse que, em 2008, no auge da crise financeira internacional, o País havia conquistado o grau de investimento em decorrência de anos de reforças e da manutenção do tripé macroeconômico do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). “No entanto, a partir de 2009, o PT colocou em prática a sua política equivocada de intervenção na economia, expansão desenfreada de gastos públicos, crescimento exagerado da dívida pública em dez pontos do PIB de 2009 a 2014”, disse.

Segundo Aécio, a oposição há anos vem alertando que a política econômica do segundo governo Lula, intensificada no governo Dilma, levaria a uma forte queda do investimento e do crescimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?