metropoles.com

Ações da Petrobras sobem após Bolsonaro falar sobre privatização da estatal

No fim de setembro, Guedes declarou que a privatização da companhia está no radar para os próximos 10 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que tem vontade de privatizar a Petrobras e que iria conversar com a equipe econômica sobre o assunto, as ações ordinárias e preferenciais da companhia subiram nesta quinta-feira (14/10).

Por volta das 10h30, os papéis da empresa registravam alta de 1,49% (ordinárias) e 1,42% (preferenciais). Ao mesmo tempo, o Ibovespa caía a 0,07%. Perto de 12h08, os papéis ainda subiam, a 1.13% (preferenciais) e 0,36 (ordinárias).

A declaração de Bolsonaro ocorreu durante uma entrevista à radio evangélica Novas de Paz (PE). Diante das reclamações de aumento do preço dos combustíveis, o chefe do Executivo federal resolveu se manifestar sobre o tema.

“É muito fácil: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer. O que acontece? Não posso controlar, melhor direcionar o preço, mas, quando aumenta, a culpa é minha apesar de ter zerado imposto federal”, disse.

Na quarta-feira, oministro da Economia, Paulo Guedes, levantou a possibilidade de vender ações da petroleira e usar o ganho para custear programas sociais como alternativa para a privatização da empresa. “Quando o preço dos combustíveis sobe, os mais frágeis estão com dificuldade. Imagine então se eu vender um pouco das ações da Petrobras e der pra eles esses recursos? Não faz sentido o país ficar mais rico e o pobre ficar mais pobre”, disse.

Guedes é um grande entusiasta da desestatização da empresa, mas ouviu negativas do presidente durante todo o mandato. Bolsonaro também não aceitava discutir a capitalização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. No fim de setembro, contudo, Guedes declarou que a privatização da Petrobras está no radar para os próximos 10 anos.

Recentemente, a estatal anunciou o reajuste médio de 7,2% para a gasolina. Com isso, o preço do combustível saltou de R$ 2,78 para R$ 2,98 por litro das refinarias. A alta afeta ainda mais o bolso do consumidor, o que impacta a popularidade do governo às vésperas de uma eleição presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?