metropoles.com

Ações da Petrobras se recuperam após queda de 5% e bolsa fecha estável

Apesar de amargar queda superior a 10% no mês, o índice Ibovespa fechou em ligeira alta, de 0,03%, a 99.853 pontos, nesta segunda-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Gasolina - Crise - Petrobras
1 de 1 Gasolina - Crise - Petrobras - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

As ações da Petrobras viveram uma montanha-russa na Bolsa de Valores de São Paulo nesta segunda-feira (20/6), a reboque da crise política na companhia, imposta pelos reajustes no preço dos combustíveis e pelos ataques do governo federal, maior acionista da estatal.

Após passarem o dia em queda que chegou aos 5%, as ações da petrolífera fecharam o pregão em alta e ajudaram o índice Ibovespa a fechar positivo (mas bem perto da estabilidade) depois de vários pregões nervosos. Nesta segunda, o Ibovespa fechou em 0,03%, a 99.853 pontos.

No ano, porém, a bolsa ainda registra queda de 4,74%. No mês de junho, o tombo é de 10,33%. Outra notícia negativa é a perda do patamar dos 100 mil pontos, que ocorreu, pela primeira vez, na última sexta-feira (17/6), quando o Ibovespa fechou em queda de 2,90%, a 99.824 pontos. Esse patamar simbólico vinha sendo mantido desde novembro de 2020.

A queda ocorre em meio a um nervosismo crescente no mercado internacional. Nesta segunda, porém, o mercado brasileiro não foi influenciado (como normalmente ocorre) pela dinâmica das bolsas dos Estados Unidos. Por lá, desde o ano passado, o 20 de junho se tornou um feriado nacional: o da abolição da escravatura. A pressão norte-americana, portanto, só deve começar a semana nesta terça-feira (21/6).

Petrobras

Nesta segunda, as ações ordinárias da Petrobras (ON), que dão direito a voto, fecharam em alta de 0,87%. As preferenciais (PN), que não dão voto, fecharam em alta de 1,14%.

A alta nas ações da estatal de petróleo e gás ajudou a Bolsa de São Paulo a não fechar mais uma vez no vermelho. De todas as 91 ações que são negociadas na B3, apenas 34 fecharam a segunda em alta.

Outras empresas que ajudaram a “salvar” o pregão foram os bancos. As ações do Santander subiram 2,13%, as do Bradesco tiveram alta de 2,65% e as do Itaú saltaram mais ainda: 4,35%.

Quem “jogou contra” foi a Vale, que viu seus papéis recuarem 2,47% – consequência de queda no preço do minério de ferro no mercado asiático.

Mudanças na estatal

Após intensa pressão do governo que o nomeou há dois meses, José Mauro Coelho renunciou nesta segunda da presidência da Petrobras. Ele foi substituído interinamente pelo até então diretor-executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges.

Ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse que o novo indicado do governo para a presidência da empresa, Caio Mario Paes de Andrade, deve assumir “em dois ou três dias”.

Enquanto isso, segue circulando no Congresso a ameaça da criação de CPI para investigar a política de preços da empresa, que segue paridade compulsória com o mercado internacional desde 2017, graças a regras pró-mercado criadas no governo de Michel Temer (MDB).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?