metropoles.com

A investidores, Guedes prevê “imunização de rebanho” em até 4 meses

O ministro também admitiu que lockdowns desaceleram contágio, em live com a XP Investimentos transmitida nesta segunda-feira (5/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
guedes maia alcolumbre reforma tributaria8
1 de 1 guedes maia alcolumbre reforma tributaria8 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou, em live com a XP Investimentos, nesta segunda-feira (5/4), suas expectativas em relação ao programa de vacinação brasileiro: afirmou que espera ver em até quatro meses uma “imunização de rebanho” – hipótese de que, atingido um determinado patamar elevado de vacinação, o contágio da doença seria controlado.

“Espero que em três ou quatro meses a gente atinja um ponto crítico de imunização de rebanho. Os prefeitos e governadores precisam olhar com muita atenção para o transporte público. O lockdown reduz a velocidade de contágio, é verdade, mas temos que ter protocolos em transporte público”, afirmou.

Apesar de dizer que não faria previsões durante a live, Guedes arriscou-se a avaliar que o impacto do recrudescimento da pandemia neste ano será menor e mais curto do que o baque visto em 2020. Ele vendeu, mais uma vez, a tese de que o país está no “caminho da prosperidade”, com o Produto Interno Bruto (PIB) retornando em V (alta elevada depois de queda brusca).

Reconheceu, entretanto, que a inflação subiu, mas lembrou que o Banco Central atua para que esses aumentos de preços setoriais não se tornem permanentes e generalizados.

“Estamos no nosso programa. Esta semana temos R$ 10 bilhões em concessões de aeroportos, terminais portuários e mais uma ferrovia. O Brasil vai enfrentar a guerra nos dois frontes, na saúde e na economia. Precisamos de vacinação em massa e rápida, para garantir o retorno seguro ao trabalho. O PIB já voltou em V. O que se discute hoje é se taxa de crescimento vai ser 3% ou 3,5%, ou se, com o recrudescimento da pandemia, nós seremos abatidos novamente”, afirmou o chefe da pasta econômica à XP Investimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?