metropoles.com

EBC tem surto de Covid-19: diretor e quatro gerentes testam positivo

Além dos gestores, outros 15 funcionários serão testados para confirmar a doença. Empresa retomou trabalho presencial recentemente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Glen Valente, indicado para assumir comando da EBC
1 de 1 Glen Valente, indicado para assumir comando da EBC - Foto: Alan Santos/PR

Os funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão em alerta por causa dos recentes casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (16/10), a estatal confirmou que o diretor-presidente, Glen Valente, recém nomeado ao cargo (foto em destaque), testou positivo. Segundo a empresa, ele continua exercendo suas atividades em isolamento social.

Contudo, o número de infectados na EBC é maior. De acordo com servidores, também se contaminaram outros quatro gestores: a gerente de Jornalismo das Rádios, a gerente da Agência Brasil, a nova chefe do Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil e o chefe de Reportagem da TV Brasil Gov.

4 imagens
Ex-diretor do programa Pânico na Band Alan Eduardo Rapp
Glen Valente, diretor da EBC, testou positivo para Covid-19
Funcionários da EBC reclamam da gestão da empresa durante a presidência de Jair Bolsonaro
1 de 4

Diretores e conselheiros Empresa Brasil de Comunicações (EBC) terão seguro de R$ 1,6 milhão

Marcelo Camargo/EBC
2 de 4

Ex-diretor do programa Pânico na Band Alan Eduardo Rapp

Reprodução/ redes sociais
3 de 4

Glen Valente, diretor da EBC, testou positivo para Covid-19

Alan Santos/PR
4 de 4

Funcionários da EBC reclamam da gestão da empresa durante a presidência de Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Além dos chefes, outros 15 funcionários serão testados para confirmar a doença. A onda de casos na EBC ocorre justamente no momento em que a empresa decidiu convocar os empregados a retornar ao trabalho presencial.

A retomada ao trabalho presencial foi alvo de disputa judicial. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal tinha conseguido uma liminar para impedir a empresa de convocar os trabalhadores para retomar o trabalho presencial sem que houvesse melhora no quadro da Covid-19 no DF.

Porém, na semana passada, a EBC conseguiu derrubar a liminar. Na sequência, aprovou uma resolução da diretoria dizendo que o trabalho remoto seria a exceção e não mais a regra.

Os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, SP e RJ e a Comissão de Empregados da EBC divulgaram nota cobrando à diretoria que revogue a ordem para retorno presencial das atividades. E chamam atenção para os casos de coronavírus na empresa. ” Trata-se de um surto da Covid-19″, diz o documento. As associações farão uma reunião para discutir o assunto na segunda-feira (19/10).

Reclamações

Nesta sexta-feira, o Metrópoles publicou relatos de funcionários que reclamam de “censura, governismo e boicote” por parte da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no grupo que reúne veículos como TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional.

Com a tensão elevada, o teletrabalho foi suspenso. “Os chefes tiveram que – exceto os do grupo de risco – seguir trabalhando de forma presencial. E isso acirrou ainda mais os ânimos”, relata um colaborador.

Ele continua: “Antes, as divergências eram relacionadas às pautas, às censuras, às práticas de governismo. Agora, esses chefes, com o suporte da direção, querem impor um retorno ao trabalho presencial de forma obrigatória, mesmo o jornalismo da empresa funcionando bem com o trabalho remoto. É como se fosse uma vingança , uma birra”, pondera.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?