metropoles.com

“É tudo politicagem”, diz Mourão sobre primeiras mulheres vacinadas em SP

Mônica Calazans, que tem doenças que a colocam no grupo de risco, e Vanuzia Kaimbé, indígena aldeada, foram vacinadas em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Metrópoles/ Rafaela Felicciano
1 de 1 Metrópoles/ Rafaela Felicciano - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que a cerimônia em São Paulo neste domingo (17/1), onde duas mulheres foram escolhidas para simbolizarem o início da vacinação contra o coronavírus no Brasil, se tratou de “politicagem”.

“Ah, isso aí eu não vou entrar nesse detalhe. Isso aí tudo é politicagem. Eu não entro na politicagem. O meu caso aqui, você sabe que eu lido com as coisas de forma objetiva. Isso aí eu deixo de lado”, exclamou Mourão, na manhã desta segunda-feira (18/1).

Na cerimônia no Hospital das Clínicas, em São Paulo, a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, e a indígena Vanuzia Costa Santos, de 50, foram vacinadas com a Coronavac, logo após a Anvisa liberar o registro emergencial do imunizante em uma reunião em Brasília.

Dória x Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, criticou em entrevista coletiva neste domingo (17/1) a postura do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por ter vacinado a primeira pessoa imediatamente após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar o registro emergencial dos dois primeiros imunizantes contra o coronavírus. Ele chamou a ação de “jogada de marketing”.

Segundo o ministro, que chegou a ameaçar processar o governador paulista, iniciar a vacinação em um estado é desprezar a igualdade entre as unidades federativas e entre todos os brasileiros, desrespeitando o princípio da federação. “Quebrar isso é desprezar a lealdade federativa”, assinalou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?