metropoles.com

E-Space, concorrente da Starlink, é autorizada a operar no Brasil

A empresa francesa E-Space foi autorizada a operar com seus 8.640 satélites de baixa órbita, o dobro do número de satélites da Starlink

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ESA/Reprodução
Satélite ERS 2 vai reentrar na Terra
1 de 1 Satélite ERS 2 vai reentrar na Terra - Foto: ESA/Reprodução

A empresa francesa de tecnologia E-Space foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na quarta-feira (11/9), a iniciar o fornecimento de internet por satélites no Brasil. A autorização de operação foi dada pela Agência em abril. Porém, a primeira parcela do licenciamento, no valor de R$ 20 mil, só foi paga dias antes do comunicado da Anatel.

Segundo a decisão, a empresa precisa iniciar o fornecimento do serviço em até dois anos. Caso não se cumpra a data, a E-Space pode perder da licença no território nacional. O pedido foi apresentado pela empresa em julho do ano passado e foi alvo de consulta pública devido às frequências utilizadas.

Atuamente a empresa está operando por meio da E-Space Brazil Holdings e poderá instalar até 8.640 satélites de baixa órbita.

Com esse número, a companhia superará o número de aparelhos que a Starlink está autorizada a operar no país – atualmente o máximo são 4,4 mil satélites.

A empresa informou que a constelação é formada por equipamentos de tamanho reduzido, com capacidade para resistir às colisões e coletar detritos deixados por outros na mesma faixa da órbita terrestre.

A E-Space não informou o número de satélites que estão funcionando, mas três foram lançados em 2022 como demonstração de funcionamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?