metropoles.com

“É preciso permitir direito à defesa”, diz Lula sobre Silvio Almeida

Lula convocou reunião com o ministro Silvio Almeida para tratar das denúncias publicadas pelo Metrópoles, de que ele cometeu abuso sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Silvio Almeida e Lula
1 de 1 Silvio Almeida e Lula - Foto: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai definir nesta sexta-feira (6/9) sobre a saída ou não do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, de seu governo. O ministro é acusado de ter assediado sexualmente mulheres que trabalham na administração federal, incluindo a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, conforme denúncia da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.

Em entrevista à rádio Difusora, de Goiânia, Lula afirmou que quem pratica assédio “não vai ficar no governo”, mas disse que vai garantir a Almeida o direito de se defender. “Eu tenho que ter o seguinte bom senso: é preciso que a gente permita o direito à defesa, a presunção de inocência. Ele [Silvio Almeida] tem direito de se defender”, disse Lula, que convocou o ministro para uma reunião no Palácio do Planalto no início da tarde desta sexta-feira.

Foram convocados ainda o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho.

“Nós vamos colocar a Polícia Federal, o Ministério Público e a Comissão de Ética da Presidência da República para investigar. Porque eu estou em uma briga danada contra a violência contra as mulheres. Então, não podemos permitir que tenha assédio”, seguiu o petista.

Apesar de reforçar o direito à defesa, Lula já admitiu, na mesma entrevista, que a continuidade de Almeida no governo é inviável. “Vamos ter que apurar corretamente, mas acho que não é possível a continuidade [do ministro] no governo, porque o governo não vai fazer jus ao seu discurso com alguém que seja acusado de assédio”, disse o presidente da República.

Lula está em Goiânia para um evento nesta manhã de sexta e volta a Brasília para resolver o problema, que virou o principal assunto de seu governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?