metropoles.com

“É lamentável que o STF tenha sido infiltrado”, diz Lewandowski

Ex-estagiária do ministro é apontada como informante do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, investigado no Inquérito das Fake News

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
STF Ricardo Lewandowski
1 de 1 STF Ricardo Lewandowski - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal (PF) indicam que o blogueiro Allan dos Santos teria mantido uma estagiária do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), como informante, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Questionado pela coluna de Mônica Bergamo, Lewandowski afirmou ser “lamentável que a Suprema Corte tenha sido infiltrada por uma pessoa sem compromisso com ética pública e a democracia”.

Tatiana Garcia Bressan, de 45 anos, estagiou no gabinete do magistrado no período de 19 de julho de 2017 a 20 de janeiro de 2019, antes mesmo que o suspeito de propagar fake news fosse indiciado. As conversas teriam durado mais de um ano, entre 23 de outubro de 2018 e 31 de março de 2020.

De acordo com os investigadores, Tatiana teria iniciado o estágio no gabinete já com a intenção de repassar informações. Inicialmente, o objetivo dela seria trabalhar no gabinete da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), mas o cargo na Suprema Corte teria sido utilizado como moeda de troca.

Interessado na posição de Tatiana, Allan rapidamente teria sugerido que a estagiária virasse “informante” dele. Ela, prontamente, teria respondido que “seria uma honra”.

Conforme apontam as mensagens, a estagiária revelou ao blogueiro que as ameaças à democracia feitas por figuras políticas estavam intimidando os ministros. Segundo ela, a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre bastar apenas um “soldado e um cabo para fechar o STF” teria incomodado os integrantes do Supremo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?