metropoles.com

É hoje: adiante seu relógio, horário de verão começa meia-noite

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pela diferença de fuso horário, continuam com 1h a menos que os outros estados afetados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
ajustar os relógios
1 de 1 ajustar os relógios - Foto: iStock

O horário de verão de 2018 está prestes a ter início. À meia-noite deste sábado (3/11) ou 0h de domingo (4) – de acordo com a preferência de cada um –, os relógios dos moradores de 11 unidades da Federação deverão ser adiantados em uma hora.

A mudança de horário atinge Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Como já há uma diferença de fuso, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com 1h a menos do que o restante das unidades da Federação afetadas pela mudança.

Entenda a alteração: 


Em 2017, o horário de verão teve início no terceiro domingo do mês de outubro. Neste ano, a alteração ficou para o primeiro domingo de novembro a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar que o novo horário entrasse em vigor durante a votação em primeiro e segundo turno das Eleições 2018.

O horário de verão terminará no terceiro domingo de fevereiro de 2019, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado (16/2) para domingo (17), a partir da meia-noite.

Norte e Nordeste
O Ministério de Minas e Energia explica que o Norte e o Nordeste não adotam o horário de verão porque a alteração é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitarem que equipamentos eletrônicos sejam ligados. Tudo para reduzir o consumo e a demanda energética entre 18h e 21h, os horários de pico.

O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e, consequente, do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico quando o horário de verão entra em vigor.

Enem
A mudança acontece no mesmo dia que será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Ministério da Educação divulgou diferentes horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas. Confira o cronograma de todos os estados. (Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?