metropoles.com

Durigan: foco não é sanha arrecadatória, mas equilíbrio do orçamento

O secretário-executivo Dario Durigan reforçou que, se for preciso, um novo bloqueio e contingenciamento será feito no Orçamento do país

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
Dario Durigan foco
1 de 1 Dario Durigan foco - Foto: Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou, nesta segunda-feira (2/9), que o foco da equipe econômica do governo Lula (PT) não é a “sanha arrecadatória”, mas sim “equilibrar o orçamento do país”.

A declaração foi dada durante coletiva para detalhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, entregue ao Congresso Nacional na última sexta-feira (30/8).

“O nosso foco não é nem a sanha arrecadatória, o nosso foco é equilibrar o orçamento do país. Esse é o grande norte. E se for preciso fazer revisão de gastos, nós vamos fazer, como já começamos a fazer. Nós vamos bloquear e contingenciar o orçamento como já fizemos”, disse.

Durigan completou: “Nós vamos atrás de quem não paga tributo direito no país. Nós não vamos deixar de fazer isso também. Porque isso é devido ao nosso país. O nosso país é um país de muita desigualdade, que se reflete em desigualdade tributária”.

Carga tributária e receitas com limites

O secretário executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Gustavo José de Guimarães, ressaltou que a equipe econômica “não está almejando que a carga tributária e as receitas cresçam indefinidamente”.

Ele reforçou que o governo pretende chegar a um equilíbrio e, com isso, passar a trabalhar com as despesas.

“A gente imagina, que fazendo esse equilíbrio, a gente precisa de fato atuar nas despesas. Para que, de novo, por isso que vai ser importante a revisão de gastos no sentido amplo, a política pública seja eficiente e a gente não precise de mais gastos”, pontuou Guimarães.

O braço direito da ministra Simone Tebet ressaltou que uma revisão mais profunda dos gastos públicos necessitará do apoio do Congresso Nacional e da sociedade brasileira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?