Durante pandemia, prefeitos promovem aglomeração em festas de posse
Ignorando as recomendações de segurança, eles contrataram shows para centenas de pessoas, no Maranhão, neste sábado (2/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Ignorando as recomendações de segurança diante da pandemia de coronavírus, prefeitos eleitos promoveram shows com centenas de pessoas para comemorar a posse. Eleito em São Mateus do Maranhão (MA), Ivo Rezende (PSB), organizou shows com uma multidão na plateia.
O evento ocorreu neste sábado (2/1), um dia depois de Rezende ser oficializado no cargo. Os artistas Eric Land e Taty Girl se apresentaram.
No dia 1º Rezende também participou de evento religioso lotado, como registrou em suas redes sociais.
Em setembro, o governo do Maranhão prolongou o decreto que colocou toda o estado em estado de calamidade pública. “É vedada qualquer aglomeração de pessoas em local público ou privado, em face da realização de eventos, encontros, reuniões e similares”, diz a norma.
Desrespeitando a determinação, durante a campanha o então candidato também promoveu aglomerações.
Ivo Rezende tem 32 anos e é formado em direito. Anteriormente, ocupava a função de vice-prefeito no município, que fica a cerca de 200km da capital, São Luís, e tem 41 mil habitantes, segundo IBGE.
Outro prefeito que promoveu um grande show foi Ruggero Felipe, do Patriota, eleito em Riachão (MA). Ele convidou a população para uma apresentação de forró. Uma foto aérea postada pelo próprio político nas redes sociais mostra o tamanho da aglomeração.
Ruggero Felipe tem 26 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de advogado. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 290.000,00.
Em Cantanhede (MA) o prefeito Zé Martinho (PDT) também promoveu um show lotado.
Ver essa foto no Instagram
Zé Martinho tem 60 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de empresário. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 444.748,82.
Enquanto os prefeitos tomavam posse, o Maranhão chegou a 200.959 casos e 4.506 mortes pela Covid-19, na sexta-feira (1º). Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Nas últimas 24 horas, foram registrados 21 novos casos. Destes, 9 foram registrados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 2 em Imperatriz e 10 nos demais municípios do estado.
O Metrópoles enviou mensagens aos prefeitos, mas não teve resposta até a publicação dessa matéria. O espaço permanece aberto.