metropoles.com

Duas semanas depois, Pacheco condena tentativa de golpe na Bolívia

Ação no país vizinha aconteceu em 26 de junho. Na semana passada, o presidente do Congresso ficou ausente de compromissos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco
1 de 1 Presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), condenou nesta terça-feira (9/7) a  tentativa de golpe na Bolívia duas semanas depois do episódio. Na semana passada, o parlamentar não teve compromissos públicos e nem presidiu sessões no Senado.

“Como Presidente do Congresso Nacional, o mais democrático dos Poderes, compartilho minha posição de repudiar qualquer ato que afronte a ordem constitucional, tal como ocorreu na Bolívia. Felizmente, dada a força da democracia boliviana, a tentativa de golpe restou infrutífera”, disse o congressista na abertura da sessão no plenário do Senado. 

Em 26 de junho, uma ala minoritária do exército bolivariano invadiu o Palácio do Governo, em La Paz, capital do país. Na ocasião, o governo do presidente do país, Luis Arce, conseguiu repelir o movimento.

Pacheco relembrou também dos atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023 que quebraram as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF).

“No Brasil, em 2023, enfrentamos uma tentativa de insurreição autoritária de uma minoria inconformada, que nunca representou a vontade popular. Essa tentativa foi rechaçada pela firmeza das nossas instituições e o resultado das eleições foi, enfim, respeitado, como deve ser no regime democrático”, disse. 

“Só com a democracia sobrevive a liberdade. Esse princípio fundamental vale para o Brasil, vale para a Bolívia e, acredito, para todos os povos e nações”, completou o presidente do Congresso. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?