metropoles.com

Duas semanas após apagão, CNPq restabelece acesso à Plataforma Lattes

Principal base de dados dos pesquisadores brasileiros, o site ficou fora do ar após um servidor ter queimado e alarmou desmonte na ciência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik
laboratorio
1 de 1 laboratorio - Foto: Freepik

Em comunicado divulgado na noite de sábado (7/8), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que o acesso à Plataforma Lattes havia sido restabelecido. O site saiu do ar na última semana de julho devido a um servidor queimado. O órgão havia se pronunciado, garantindo que não haveria perda de dados e que o pagamento de bolsas não seria afetado.

Após quase 10 dias indisponíveis, foi possível acessar parcialmente apenas os currículos Lattes na última terça-feira (3/8). Segundo o órgão, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o restabelecimento da plataforma nesse sábado tornou disponíveis todas as funcionalidades da plataforma, como realizar novos cadastros e atualizações.

“Esse restabelecimento [da Plataforma Lattes] inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários”, informou o CNPq, em nota. O comunicado acrescentou que, desde a manhã de sábado, havia sido restaurado o serviço de extração do Lattes, que permite “a mais de 300 instituições de ensino e pesquisa, a extração dos currículos de seus pesquisadores, docentes e discentes”.

A Plataforma Lattes é a principal base de dados científicos dos pesquisadores brasileiros. Informações disponibilizadas no site são determinantes para o desenvolvimento da ciência nacional, como processos seletivos, formação de bancas de graduação e pós-graduação, apoio a editais de pesquisas, entre outros serviços. Além disso, os diretórios de grupos de pesquisa do CNPq são importantes para mostrar associações entre os pesquisadores e suas linhas de pesquisa.

A queda do site provocou forte mobilização dos pesquisadores brasileiros nas redes sociais, para quem o apagão da Plataforma Lattes representou o ápice de um processo de desmonte das áreas de ciência e tecnologia do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?