Duas regiões do Brasil terão chuvas intensas nesta semana. Saiba onde
Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes de precipitações podem ultrapassar 60 mm
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas da primavera devem continuar atuando em diversas localidades do Brasil durante esta semana. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que até a próxima segunda-feira (7/10) áreas das regiões Sul e Norte devem registrar chuvas intensas. Os volumes de precipitações podem ultrapassar 60 mm.
As áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade são fatores que irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana no Norte, com valores acima de 60 mm no noroeste do Amazonas, Roraima e Pará. Com exceção do Tocantins, onde a chance de precipitação é pequena, pancadas de chuva não estão descartadas nas demais áreas do Norte.
A região Sul também deve registrar chuvas intensas. A semana começou com tempestades no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, em virtude da passagem de um sistema frontal—região atmosférica em que duas massas de ar de diferentes características se encontram e interagem.
O sistema frontal, a partir de quinta-feira (3/10), avança para outros estados do Sul, com previsão de pancada de chuvas isoladas. O Inmet alerta que, na sexta-feira (4/10), o tempo será bom no Rio Grande do Sul, com condições mais estáveis.
Seca
No Nordeste e Centro-Oeste deve prevalecer o tempo quente e seco. A exceção é no noroeste do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, onde não se descartam pancadas de chuva isoladas.
Em São Paulo, leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo há a expectativa de chuvas isoladas na quinta-feira (3/10) e sexta-feira (4/10).
Eleições
No domingo (6/10), dia em que os eleitores vão sair às ruas para votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, as temperaturas podem superar os 40°C na região central do país.
No Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia as máximas podem superar os 35°C. Já na faixa leste do país, desde Paraíba até áreas da Região Sul, as máximas serão mais amenas e não deverão ultrapassar os 33°C.