Após rejeição, DPU aguarda definição de Lula sobre novo defensor-geral
Defensores públicos aguardam decisão do presidente Lula sobre indicação do novo defensor público-geral
atualizado
Compartilhar notícia
A Defensoria Pública da União (DPU) aguarda decisão da Presidência da República sobre procedimento para escolha de um novo defensor público-geral após a negativa no Senado Federal para indicação de Igor Roque (foto em destaque) para o cargo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Igor para assumir o cargo de defensor público-geral federal. O nome do defensor foi escolhido por meio de uma lista tríplice apresentada pelos integrantes da DPU.
Com a negativa, os defensores seguem incertos se Lula vai pedir a formulação de uma nova lista tríplice ou se vai escolher entre os outros dois candidatos, os defensores Daniel Macedo e Leonardo Magalhães.
O Metrópoles apurou que, sem Igor Roque, o nome de Leonardo Magalhães é o favorito para ser indicado pelo petista. O defensor Daniel de Macedo foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para comandar a DPU, é tido como aliado do ex-chefe do Executivo e estaria vetado.
O Conselho Superior da Defensoria Pública da União (CSDPU) informou que se reúne uma vez por mês para tratar de assuntos da Casa, mas que a escolha do novo defensor-geral federal não é objetivo do encontro ordinário marcado para novembro.