metropoles.com

Doze ex-ministros do STF assinam Carta em Defesa da Democracia

Três dias após o lançamento, o manifesto, divulgado pela Faculdade de Direito da USP, tem mais de 423 mil assinaturas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Testes das urnas eletrônicas no TSE
1 de 1 Testes das urnas eletrônicas no TSE - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Três dias após ser lançado, o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), reúne assinaturas de personalidades, cidadãos, políticos e nomes consolidados na área do direito. Além de alcançar 423 mil assinaturas nesta sexta-feira (29/7), o documento já conta com o endosso de 12 ex-ministros da mais alta Corte do país.

Entre os que assinaram estão a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie e os ex-ministros Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Carlos Velloso, Celso de Mello, Cezar Peluso, Eros Grau, Marco Aurélio Mello, Sepúlveda Pertence e Sydney Sanches.

O manifesto em defesa da democracia e do processo eleitoral conta ainda com assinatura de centrais sindicais, representantes do mercado e de ex-membros dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer.

Divulgada nessa terça-feira (26/7), a Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito foi elaborada com o intuito de defender a democracia e as urnas eletrônicas, constantemente atacadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL)

A carta diz que recentes “ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”. No entanto, o documento não cita nomes.

Resposta de Bolsonaro

Após críticas à Carta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, nessa quinta-feira (28/7), para ironizar o documento. No Twitter, o chefe do Executivo nacional decidiu publicar o próprio manifesto.

Em três linhas, o mandatário do país resumiu o que também intitulou de “carta de manifesto em favor da democracia”.

“Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia. Assinado: Jair Messias Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil”, escreveu na página oficial do Twitter.

Ataques hackers

A assessoria de comunicação da Faculdade de Direito da USP informou que, desde a publicação da carta, a página que hospeda o documento sofreu 2.340 tentativas de ataques hacker.

Segundo a instituição informou ao Metrópoles, as investidas têm sido constantes. A equipe do projeto atua para impedir a invasão da página.

Os organizadores do manifesto consideram o momento atual, marcado por ataques à democracia, ao Supremo Tribunal Federal e ao processo eleitoral, um período perigoso. Contudo, o documento não cita nomes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?