Doria recoloca quilombolas no programa de vacinação de SP: “Desde já”
Na manhã desta terça (19/1), o governo de São Paulo tinha retirado os quilombolas dos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que, “em SP, a população quilombola fará parte do programa de vacinação desde já”.
No começo da manhã desta terça-feira (19/1), o governo de São Paulo tinha retirado os quilombolas do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. As mais de 50 comunidades de quilombos no estado constavam no plano divulgado em dezembro, mas não aparecem mais.
Apesar disso, Doria afirmou que a exclusão foi responsabilidade do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde excluiu os Quilombolas da fase inicial do Plano Nacional de Imunização. Acabo de determinar que em SP a população Quilombola fará parte do programa de vacinação desde já, conforme previsto no Plano Estadual de Imunização.
— João Doria (@jdoriajr) January 19, 2021
Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o grupo foi retirado da primeira fase porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não teria autorizado para essa população o uso emergencial da Coronavac. O órgão regulador nega.
Ainda segundo reportagem do G1, líderes quilombolas do estado foram pegos de surpresa e estão se reunindo para recorrer da decisão ao Ministério Público.
Os quilombolas, assim como os indígenas, integram historicamente o grupo prioritário de vacinação no país.