Doria libera comércio e extingue o Centro de Contingência da Covid
Centro de Contingência, que tinha 21 médicos e cientistas, agora é comitê com apenas 7 integrantes; SP acabou com restrições no comércio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (17/8) o fim do Centro de Contingência da Covid-19 no estado. Agora, o grupo passará a ser um comitê, com apenas sete integrantes.
Doria disse que “não há mais a necessidade de estrutura com um tamanho tão expressivo”. O comitê continuará a ser coordenado pelos dois cientistas que coordenavam o Centro de Contingência, os médicos João Gabbardo e Paulo Menezes.
“É apenas uma estrutura mais enxuta e mais adequada aos tempos em que temos uma redução do número de casos, internações e óbitos”, disse Doria em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça.
Criado em fevereiro de 2020, o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo foi o primeiro a ser criado no país e contava com 21 integrantes.
O grupo monitorava e coordenava ações para conter a propagação da Covid em São Paulo, e tinha entre seus integrantes médicos, cientistas e pesquisadores da rede pública e privada e do Instituto Butantan. Passavam pelo crivo do grupo as medidas de flexibilização nas restrições ao comércio.
Nas últimas semanas, entretanto, o governo paulista tem tirado as restrições mesmo sem a anuência do grupo.
A transformação do Centro de Contingência em comitê ocorre na mesma data em que o governo de São Paulo acaba com as restrições de horário e público em bares, restaurantes, comércio e serviços. Nas últimas semanas, a variante Delta, considerada mais contagiosa, está circulando no estado.