metropoles.com

Doria, Leite e Virgílio debatem em reta final de prévias do PSDB

O trio disputa o posto de candidato à Presidência da República pelo partido em 2022; disputa se acirra entre Doria e Leite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
João Doria (E), Arthur Virgilio (C) e Eduardo Leite disputam as prévias do PSDB
1 de 1 João Doria (E), Arthur Virgilio (C) e Eduardo Leite disputam as prévias do PSDB - Foto: Divulgação

São Paulo – Nesta sexta-feira (12/11), os três pré-candidatos à Presidência da República do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) participam do segundo e último debate antes das prévias, marcadas para o dia 21.

O encontro ocorre após trocas de acusações entre as campanhas do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do governador de São Paulo, João Doria, os principais oponentes na competição. Está no páreo também o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, mais distante das polêmicas.

Com a disputa acirrada, o clima é menos ameno em relação ao primeiro debate, realizado em 19 de outubro. Apesar disso, aliados de Doria e Leite apostam em uma reunião tranquila e cordial. O discussão será realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, às 12h.

No início da campanha, as equipes de Leite e Doria prometeram uma rivalidade polida, mas, nas últimas semanas, o clima tem se tornado mais hostil e a divisão interna do partido acabou escancarada. Leite chegou a citar o “Bolsodoria” em um evento realizado em São Paulo.

Além disso, do começo de novembro para cá, o PSDB retirou o direito a voto nas prévias de 92 filiados de São Paulo e de 34 filiados de Minas Gerais, Ceará e Bahia, resultado de denúncias feitas pelas campanhas de Doria Leite à cúpula do partido.

Decisões da Comissão Especial de Prévias e do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, determinaram que só poderão votar aqueles cadastrados no sistema Filia da Justiça Eleitoral até 31 de maio. Os pré-candidatos permaneceram distantes dessa “guerra”, mas os diretórios opositores se atacaram.

Líderes tucanos que apoiam o mandatário gaúcho chegaram a pedir que o Conselho de Ética analisasse a “fraude” do PSDB paulista, que negou irregularidades. Outro contratempo no período foi um ataque hacker a um grupo de campanha de Doria.

A disputa voto a voto se acirra a pouco mais de uma semana das prévias, com os dois principais candidatos viajando pelo país em busca de apoios de lideranças da sigla em diversos estados. Leite tem vindo a São Paulo com frequência nas últimas semanas. Já o paulista deve fazer seu último evento de campanha na próxima semana, no Rio Grande do Sul.

Percepções dos dois lados

Marco Vinholi, presidente do PSDB-SP e que participa ativamente da campanha de Doria, acredita que “não há nenhum tensionamento” e que será um “debate muito relevante na reta final da campanha de prévias, no qual o governador João Doria vai falar sobre propostas para o Brasil, o que tem em São Paulo que pode ser levado pro Brasil”.

Ele diz ainda que se trata de uma oportunidade para dialogar para buscar construir uma unidade na sigla após 21 de novembro.

O deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB-MG e aliado de Eduardo Leite, afirma que os candidatos “vão procurar manter a elegância formal de qualquer debate, mas o clima hoje é muito mais pesado do que antes”.

Ele acredita que não há vitória folgada para nenhum dos lados, mas que o gaúcho está na frente “porque conseguiu o apoio dos principais líderes dos partidos e está conseguindo transformar este apoio em credenciamento, em intenção de voto”.

Além do clima estar mais “quente”, o timing do debate é importante para chamar a atenção dos filiados para o credenciamento. Isso porque só pode votar quem se cadastrar no aplicativo oficial das prévias até esse domingo (14/11).

Até a última quinta-feira (11/11), 25.200 haviam se inscrito – um número pequeno, considerando que o partido conta com mais de 1,3 milhão de filiados, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?