metropoles.com

Doria diz ser “radicalmente contra” projeto que liga polícia à União

“Não há razão que justifique [o projeto], exceto a militarização para intimidar governadores através de forças policiais e militares”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
João Doria
1 de 1 João Doria - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta segunda-feira (11/1) que é “radicalmente contra” os projetos que tramitam no Congresso que reduzem o poder do governadores sobre as polícias Militar e Civil, além de criar um conselho ligado à União.

Questionado por jornalistas em entrevista coletiva, Doria afirmou que já transmitiu aos líderes do partido na Câmara e no Senado posição “contrária a essa proposta que veio do Legislativo, mas inspirada no Palácio do Planalto, nessa visão de quem gosta de pólvora é o presidente Jair Bolsonaro”.

Ele disse que o assunto foi debatido no grupo dos governadores e a maioria também foi contrária. “Não há razão que justifique [o projeto], exceto a militarização para intimidar governadores através de forças policiais e militares”, disse Doria

As mudanças nas estruturas das polícias são defendidas por aliados de Bolsonaro. Entre os projetos, revelados nesta segunda-feira (11/1) pelo Estadão, há a criação da patente general para PM, título que hoje só existe nas Forças Armadas. E outro texto que institui um Conselho Nacional de Polícia Civil ligado à União. Atualmente, as polícias ficam sob o guarda-chuva dos estados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?