Doria diz que vacinará toda população de SP até o fim do ano
“Vamos seguir o Plano Nacional de Imunização. E onde o plano nacional não atuar, o plano estadual vai”, disse o governador
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta terça-feira (2/2) que o governo do estado vai complementar o plano nacional de vacinação, onde o Ministério da Saúde não atuar, e vai vacinar toda população até o fim do ano.
“[Vamos vacinar toda população] Até o final do ano, sim. Aqui nós vamos vacinar com a vacina do Butantan e vamos seguir o Plano Nacional de Imunização. Mas eu já preveni: onde o plano nacional falhar, o plano estadual vai atuar. Já fizemos isso. (…) Por que a exclusão dos quilombolas? Só por que são negros, são pobres, não podem bajular o presidente Jair Bolsonaro? Nós aqui vacinamos e faremos isso sempre que houver erro, equívocos ou omissões”, disse em entrevista ao Uol.
O governador voltou a pedir que o governo federal compre mais vacinas. “O governo federal errou, e errou feio, ao escolher uma vacina. Hoje, o que sustenta o programa nacional é a vacina do Butantan, que chegou a ser proibida pelo presidente Jair Bolsonaro. Esse é o enfrentamento. Precisamos de mais vacinas“, disse.
Doria, que tem protagonizado uma guerra política com o presidente Jair Bolsonaro, afirmou ainda que o governo federal tem culpa nas mortes por Covid-19. Ele acusou o presidente de sabotar a vacina do Instituto Butantan e de estar “caminhando” para ser classificado como “genocida”.
Até às 14h30 desta terça, São Paulo havia vacinado 486 mil pessoas. A capital é o município com mais pessoas imunizadas, 126 mil; seguida de Campinas, com 26 mil; e de São Bernardo do Campo, com 14 mil.