Doria diz que 120 mil doses de vacina chinesa chegam ao Brasil em 20/11
Governador paulista também anunciou início da primeira fábrica brasileira de vacina contra o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo –O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na manhã desta segunda-feira (9/11) que as últimas autorizações foram dadas e as primeiras 120 mil doses da vacina chinesa Coronavac para o coronarívus chegam ao Brasil no dia 20 de novembro. Segundo Doria, já há autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também das autoridades chinesas para o transporte.
Ao todo, o estado deve receber 6 milhões de doses prontas e tem contrato com os chineses para produzir outras 40 milhões de doses nas instalações do Instituto Butantan, em São Paulo. Ainda segundo Doria, as obras da fábrica brasileira foram iniciadas no dia 2 de novembro.
“Estará pronta em setembro de 2021 a fábrica. E está sendo feita com recursos privados. Eu conduzi o funding com empresas que doaram os recursos”, disse o governador paulista, em coletiva de imprensa na sede do Butantan.
A obra, segundo Doria, custará R$ 142 milhões e vai aproveitar instalações existentes no instituto.
O governador lembrou que a compra antecipada é uma medida de garantia. “Quero ressaltar que as vacinas só serão aplicadas depois do fim dos testes e mediante aprovação da Anvisa”, afirmou.
Na última semana, o governador de São Paulo afirmou que o estado pagaria pela Coronavac, caso o governo federal não inclua a vacina no programa nacional de imunização após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).