Doria decreta luto oficial após marca de 3 mil mortes no estado de SP
De acordo com o governador, o Brasil corre o risco e caminha para ser o novo epicentro da doença no mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que entrará em vigor, a partir desta quinta-feira (07/05), um decreto que coloca todo o estado em luto oficial devido às mortes relacionadas à pandemia da Covid-19.
“Lamentavelmente ultrapassamos a marca de três mil mortes com o coronavírus. É o maior volume da história do estado de São Paulo. A medida irá perdurar enquanto a pandemia durar, em respeito às famílias das vítimas”, anunciou.
De acordo com Doria, o Brasil corre o risco de ser o novo epicentro da doença no mundo e que mesmo assim ele tem visto manifestações políticas em cima da doença.
“Não é hora de fazer comícios em cemitérios. O vírus não escolhe partido, ele atinge a todos. A democracia é barulhenta, mas é ela que debate, que garante a liberdade e a nossa existência, em um regime que fortalece os princípios da cidadania, e do estado de direito. A politização da pandemia custa caro”, enfatizou.
Em seguida, o governador elogiou a postura do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. “Preciso fazer um registro sobre a postura dele. O ministro teve a coragem de ir a Manaus para ver de perto o colapso da saúde do estado. Viu, assistiu a dificuldade da saúde pública. Sentiu, olhou e percebeu com clareza a gravidade da crise que essa pandemia implantou em todo o país”, destacou.
“Parabéns, ministro. Com o juramento que ele fez como médico, ele declarou que não há a menor hipótese de afrouxar o isolamento. Tenho certeza que ele atenderá as demandas de São Paulo e dos demais governadores”, finalizou.
Dados da Saúde
O Brasil, até o momento, conta com 114.715 casos e já foram registradas 7.921 mortes. No estado de São Paulo houve um aumento de 10% no número de confirmados, com 37.853 casos. São Paulo também sofreu um aumento de 7% no número de óbitos, e chega a 3.045.