metropoles.com

Doria anuncia nomes de comitê econômico para campanha de 2022

Pré-candidato do PSDB revelou comitê econômico que vai aconselhá-lo na campanha a presidente, com Meirelles e três economistas mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Pré-campanha de João Doria
João Doria e seu comitê econômico
1 de 1 João Doria e seu comitê econômico - Foto: Divulgação/Pré-campanha de João Doria

São Paulo – O governador de São Paulo e agora pré-candidato a presidente da República João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (16/12) quatro de seis membros de seu comitê econômico para a campanha de 2022. O grupo será composto pelo ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e pelas economistas Ana Carla Abrão, Vanessa Rahal e Zé Inácio Latif.

No anúncio, os quatro afirmaram como grandes metas do plano econômico a criação de empregos, o crescimento da economia, a necessidade de uma melhor capacidade de gestão do Estado com responsabilidade fiscal, e a criação de programas sociais eficazes. Eles também falaram da necessidade de reformas estruturantes, como tributária e administrativas.

Meirelles presidiu o Banco Central entre 2003 e 2011, e foi ministro da Fazenda entre 2016 e 2017. Atualmente, é secretário da Fazenda do estado de São Paulo. Já Ana Carla é doutora em Economia pela Universidade de São Paulo, e atualmente atua como CEO do escritório da Oliver Wyman no Brasil e vice-presidente do Conselho de Administração da B3.

Vanessa Rahal Canado é consultora em política tributária e coordenadora de cursos de pós-graduação em Direito do Insper, e foi assessora especial do Ministro da Economia, Paulo Guedes, para assuntos relacionados à reforma tributária entre 2019 e maio de 2021. Já Zeina Latif fez carreira no mercado financeiro, onde ocupou cargo de economista-sênior e economista-chefe em instituições como Banco Real, HSBC e XP.

6 imagens
A economista Ana Carla Abrão.
O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.
A economista Zeina Latif.
Comitê deve ser formado por seis pessoas, mas apenas quatro foram anunciados até agora.
A economista Vanessa Rahal.
1 de 6

Ex-governador de São Paulo se desfilia do PSDB

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 6

A economista Ana Carla Abrão.

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 6

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 6

A economista Zeina Latif.

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 6

Comitê deve ser formado por seis pessoas, mas apenas quatro foram anunciados até agora.

Fábio Vieira/Metrópoles
6 de 6

A economista Vanessa Rahal.

Fábio Vieira/Metrópoles

“Temos que resgatar a capacidade de gestão do Estado. Reformar o Estado não é simplesmente fazer um projeto de emenda constitucional e jogar no Congresso de qualquer forma, é retomar a capacidade de gestão, de planejamento que este país perdeu há muito tempo. Tirar o país da crise também passa por ter um Estado mais eficiente, maior ou menor, essa não é a discussão”, afirmou Ana Carla Abrão.

Já Meirelles disse que a finalidade é o “crescimento com geração de emprego e renda”, porque “o emprego é o melhor programa social que existe”. Entretanto, ele apontou para a necessidade de programas sociais de transferência de renda.

“O crescimento gera também o aumento da arrecadação, o que cria a possibilidade de fazer programas sociais, porque mesmo com um programa robusto de geração de empregos, o fato é que é necessário complementar tudo isso com programas sociais eficazes, bem feitos”, falou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?