metropoles.com

Doria ameaça ir à Justiça se ministério entregar menos vacinas para SP

Ministério da Saúde repassou menos vacinas Pfizer para o estado do que o acordado, ameaçando calendário paulista de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Zaim/Especial para Metrópoles
governador de São Paulo João doria
1 de 1 governador de São Paulo João doria - Foto: Rodrigo Zaim/Especial para Metrópoles

São Paulo – Após anunciar que vacinaria contra a Covid-19 toda a população paulista até outubro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), viu o Ministério da Saúde não entregar o montante acordado de doses da vacina Pfizer que chegaram ao Brasil na noite de quarta-feira (2/6).

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o número de doses que a pasta enviou a todos os estados foi menor do que o esperado, mas a Secretaria de Saúde de São Paulo estuda se essa quantidade foi relativamente menor para São Paulo.

“Nós esperamos que tenha sido [uma redução] justificada, precisamos entender, porque foi uma entrega menor. Precisamos manter a proporcionalidade, esse é o acordo. Caso isso não aconteça, teremos que recorrer às vias de fato”, afirmou Gorinchteyn.

Corrigindo o secretário (vias de fato significa luta braçal), Doria declarou. “Vias de fato talvez ainda não, mas a via judicial, com certeza.”

“Vamos conversar com o Conass, se a redução foi igualitária, nós aceitaremos; mas, se foi maior para São Paulo, nós protestaremos. E eu recomendo que o Ministério da Saúde nem pense em fazer algo assim, seja com São Paulo, seja com outro estado brasileiro”, afirmou o governador.

As declarações foram dadas na manhã desta sexta-feira (4/6), em um centro de saúde em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. De acordo com Gorinchteyn, embora o governo federal tenha reduzido a entrega de vacinas Pfizer, São Paulo manterá calendário de vacinação com esse imunizante para grávidas e puérperas a partir do próximo dia 10 de junho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?