Doria acusa Leite de “casuísmo” ao querer adiar prévias. Gaúcho nega
Em nota, o governador de SP o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio se dizem supreeendidos com proposta que gpvernador do RS desmente
atualizado
Compartilhar notícia
Os candidatos às prévias do PSDB tiveram mais um embate que extrapolou as fronteiras internas da legenda. Na noite desta segunda-feira (15/11), o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio divulgaram nota apontando perplexidade com um pedido que teria partido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (RS), para adiar as prévias da legenda. Em seguida, o gaúcho negou, em suas redes sociais, ter feito tal proposta.
O encontro que decidirá o nome a concorrer à Presidência da República pelo PSDB em 2022 está marcado para o dia 21 de novembro.
O processo de escolha do presidenciável tucano chegou a ser questionado após auditoria contratada pelo próprio partido. A empresa que realizou o trabalho identificou falhas no aplicativo de votação interna. Um dos problemas no app seria no processo de bloqueio do acesso de pessoas de fora do partido durante o pleito.
Ainda nesta segunda, os pontos foram levantados e falava-se nos bastidores que o governador do Rio Grande do Sul pediria a adiamento.
A nota conjunta de Doria e Arthur Virgílio foi divulgada após esses rumores. “Os representantes da candidaturas de Arthur Virgílio e João Doria consideram o adiamento imoral e inaceitável. Adiar as prévias é um casuísmo eleitoral”, diz a nota. Em seguida, ambos dizem que a data deve ser mantida.
Leia na íntegra:
“As candidaturas de Arthur Virgílio e João Doria para as prévias do PSDB foram surpreendidas na noite dessa segunda-feira, dia 15 de novembro, pela proposta dos representantes de Eduardo Leite de adiar as prévias marcadas para o próximo domingo, dia 21.
Os representantes das candidaturas de Arthur Virgílio e João Doria consideram o adiamento imoral e inaceitável. Adiar as prévias é casuísmo eleitoral.
A experiência adotada pelo PSDB oferece inúmeras alternativas confiáveis para a realização das eleições no prazo acordado, ou seja, 21 de novembro.
Os candidatos Arthur Virgílio e João Doria entendem que a democracia não pode ser adiada. As prévias do PSDB devem, portanto, ocorrer no dia 21 de novembro, conforme programado e amplamente divulgado em todo o país. Eleições não se adiam. Eleições se realizam”.
Minutos após a divulgação do documento, o governador Eduardo Leite negou em seu Twitter qualquer pedido de adiamento.
Veja tuíte:
Não procede a informação de que nossa campanha tenha proposto adiar as prévias do PSDB. Não faz sentido postergarmos a decisão em um processo no qual trabalhamos com absoluta confiança na vitória. Queremos todos os filiados com o app em mãos e decidindo o futuro do PSDB no dia 21
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) November 16, 2021