metropoles.com

Dona do Facebook e WhatsApp diz que diminuirá alcance de fake news

Empresa anunciou que não excluirá publicações que contenham informações falsas, mas reduzirá em 80% o alcance das postagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Facebook
1 de 1 Facebook - Foto: Divulgação

A Meta, empresa que controla Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou, nesta quinta-feira (12/5), que criará um centro de monitoramento para o conteúdo divulgado durante as eleições brasileiras de 2022. O grupo, no entanto, afirmou que apenas reduzirá o alcance de fake news nas redes sociais, mas não excluirá as postagens.

A medida faz parte de uma parceria firmada em fevereiro entre a Meta e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Funcionários da empresa no Brasil e nos Estados Unidos controlarão o centro de monitoramento, que já foi testado no Brasil durante as eleições de 2018 e de 2020. As informações das publicações serão analisadas por agências de verificação de fatos.

O monitoramento funcionará a partir de denúncias de possíveis violações às regras das redes. O objetivo é reduzir em 80% o alcance da distribuição de conteúdos falsos. Páginas do Facebook que repetidamente compartilham conteúdos falsos têm todo o seu alcance diminuído, e as publicações poderão receber um rótulo de informação falsa.

“A integridade das eleições é uma prioridade da Meta. Queremos garantir uma resposta rápida da empresa a qualquer momento emergencial que possa vir a acontecer”, disse a gerente de Programas de Resposta Estratégica da Meta América Latina, Debs Delbart.

Um dos focos do centro de monitoramento será combater “comportamentos inautênticos coordenados”, ou seja, páginas que escondem a identidade dos autores e tentam manipular as informações. Somente no primeiro turno de 2020, 140 mil publicações assim foram removidas, segundo dados da Meta.

Uma outra medida adotada é aplicar um rótulo em todo conteúdo eleitoral que redireciona usuários para o site da Justiça Eleitoral. A ferramenta já está no ar e, até agora, mais de 2,8 milhões de pessoas clicaram no botão.

Mensagens com discurso de ódio, promovam a violência, estimulem a supressão de votos ou violem as diretrizes de conteúdo do Facebook serão excluídas.

4 imagens
Redes sociais viram casa de golpistas e vitrine de anúncios suspeitos
Facebbok é condenado a indenizar mulher vítima de estelionato
Vítima comprou um celular em perfil que estava sendo usado para prática de golpes, no entanto, a plataforma manteve a conta ativa
1 de 4

Cottonbro/Pexels
2 de 4

Redes sociais viram casa de golpistas e vitrine de anúncios suspeitos

Getty Images/ Metrópoles
3 de 4

Facebbok é condenado a indenizar mulher vítima de estelionato

Getty Images
4 de 4

Vítima comprou um celular em perfil que estava sendo usado para prática de golpes, no entanto, a plataforma manteve a conta ativa

Solen Feyissa/Unsplash

WhatsApp

Para o WhatsApp, a principal medida é a redução do reencaminhamento de mensagens para apenas um grupo por vez. O combate aos disparos em massa ainda será automatizado com ferramentas que identificam um uso automatizado do perfil.

A Meta anunciou que agirá em três frentes no aplicativo: no registro de usuários, a partir da detecção de contas criadas por automação; nas mensagens, pelo uso anormal da plataforma; e com denúncias feitas pelos usuários.

Também serão adotadas outras medidas, como a criação de uma equipe de advogados no Brasil, de um canal eletrônico para intimações eleitorais e fornecimento de dados de usuários e de um canal de denúncias.

Por fim, a Meta anunciou que pretende “rodar o Brasil” para falar com representantes de partidos políticos e das campanhas presidenciais.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?