metropoles.com

Dona de chocolataria visitada por Lula e Macron: “Foi uma surpresa”

Chefes de Estado se encontrarão em Belém (PA) e visitarão a chocolataria Filha do Combu. Interesse partiu dos franceses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Imagem colorida mostra Dona Nena, uma mulher com uma touca no cabelo, camiseta e um avental roxo. Ela usa óculos e está sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Dona Nena, uma mulher com uma touca no cabelo, camiseta e um avental roxo. Ela usa óculos e está sorrindo - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha o presidente da França, Emmanuel Macron, em uma visita a uma fábrica de chocolates na Ilha do Combu (PA). Nesta terça-feira (26/3), os chefes de Estado se encontram em Belém, uma das cidades visitadas por eles durante a estadia de Macron no Brasil.

Lula e o presidente francês conhecerão uma das lojas da Filha do Combu, chocolataria de Izete dos Santos Costa, conhecida como Dona Nena. Em contato com o Metrópoles, a empreendedora revelou que o interesse em conhecer a empresa partiu da França.

“O convite foi uma grande surpresa, a partir de uma visita da embaixada da França, trazida pelo gabinete do governador do estado do Pará. Eles começaram a ventilar o interesse do presidente francês de conhecer aqui a fábrica de chocolate”, afirmou.

A Filha do Combu não contou qual será o cardápio de degustação para Lula e Macron, mas negou que as autoridades tenham pedido algo específico e apontou para a apresentação de “um chocolate que nós sabemos que tanto brasileiros quanto europeus podem gostar e aí vamos servir um pouco das nossas melhores receitas”.

Na passagem por Belém, Macron terá agendas com foco em temas ambientais e projetos de cooperação entre os dois países, parte do “eixo amazônico” da viagem. A capital paraense será sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025.

Saindo da capital, os presidentes farão uma travessia de barco pela Baía de Guajará, indo até a Ilha de Combu.

Terça à noite, os chefes de Estado partem para o Rio de Janeiro. O presidente francês visitará quatro cidades. Em três delas, estará acompanhado do chefe do Executivo brasileiro.

Imagem colorida de cacau e um chocolate envolvido por uma folha verde, produto da Filha do Combu - Metrópoles

“Exemplo exitoso”

Em briefing para a chegada de Macron, o Itamaraty descreveu o negócio de Dona Nena como um “exemplo exitoso de projeto sustentável” para a renda das famílias locais e destacou o compromisso da empresa em contratar, majoritariamente, mulheres.

A Filha do Combu destacou a importância da chocolataria para as famílias de comunidades tradicionais, como os ribeirinhos, como uma alternativa de emprego sem precisar se deslocar ou se mudar para uma grande cidade.

Isso assegura também a preservação do modo de vida, do senso de comunidade e auxilia na preservação da natureza. O modelo de negócio, segundo Dona Nena, poderia ser implementado em outras áreas amazônicas.

A produção das receitas comercializadas hoje começou em 2006, de forma artesanal, e em 2017 Dona Nena abriu a primeira loja.

Agenda

Na quarta-feira (27/3), Lula e Macron seguem para o município de Itaguaí (RJ), onde ocorrerá a inauguração do submarino Tenelero. No local, haverá uma “cerimônia de batizado” e a embarcação terá como “madrinha” a primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva.

Ainda na quarta, Macron desembarca em São Paulo, sem Lula, para participar de um encontro com investidores brasileiros e de um fórum econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento contará com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

Em seguida, Macron faz uma visita ao centro de pesquisa francês Institut Pasteur, fruto de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O presidente francês também se reunirá com jovens da Fundação Gol de Letra, com participação do ex-jogador Raí. Ao final da noite, Macron terá um jantar com personalidades da cultura e do esporte.

No último dia de visita, na quinta-feira (28/3), Lula e Macron voltam a se encontrar, desta vez, em Brasília. O petista receberá o francês no Palácio do Planalto para uma conversa bilateral e uma declaração à imprensa. Depois, os chefes de Estado almoçarão no Palácio do Itamaraty.

Em seguida, Macron seguirá para o Congresso, para encontrar presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?