metropoles.com

Dom Odilo Scherer sofre ataques após reflexão sobre brigas políticas

Cardeal de São Paulo publicou desabafo no domingo (16/10) e foi chamado de “comunista” por usar vermelho, em vestes tradicionais do cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Franco Origlia/Getty Images
religioso com roupa vermelha
1 de 1 religioso com roupa vermelha - Foto: Franco Origlia/Getty Images

Dom Odilo Scherer, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo, usou o Twitter para publicar uma reflexão sobre conflitos políticos entre amigos e familiares nesse domingo (16/10), e foi alvo de críticas. Ele chegou a ser chamado de “comunista” por usar roupas vermelhas, e precisou explicar que trata-se da liturgia da Igreja Católica.

“A fé em Deus permanece depois das eleições; assim, os valores morais, a justiça, a fraternidade, a amizade, a família… vale a pena colocar tudo isso em risco no caldo da briga política?”, tuitou dom Odilo.

Após a declaração, o religioso foi alvo de ataques. Em menções à ditadura na Nicarágua, usuários da rede social o taxaram como “comunista”, ao ser associado ao candidato à Presidência Lula (PT). Ele também foi acusado de apoiar o aborto, prática repudiada pela Igreja Católica.

Em uma série de tuítes, Dom Odilo pediu “calma” e disse que apenas fez uma pergunta, sem motivo para tantos xingamentos. “Depois das eleições, todos precisam continuar a viver juntos!”, frisou.

Diante de comentários que mencionaram uma suposta “ditadura da esquerda”, o arcebispo fez um alerta: “Tempos estranhos esses nossos! Conheço bastante a história. Às vezes, parece-me reviver os tempos da ascensão ao poder dos regimes totalitários, especialmente o fascismo. É preciso ter muita calma e discernimento nesta hora!”

“Para ser mais claro: parece-me reviver os tempos da ascensão do fascismo ao poder. E sabemos as consequências…”, acrescentou.

Sobre as vestimentas, o religioso explicou que a cor dos cardeais é o vermelho (sangue), “simbolizando o amor à Igreja e prontidão ao martírio, se preciso for. Deus abençoe a todos. Mas… ninguém machuque ninguém!”.

Veja a sequência de tuítes:

6 imagens
1 de 6

Reprodução/Twitter
2 de 6

Reprodução/Twitter
3 de 6

Reprodução/Twitter
4 de 6

Reprodução/Twitter
5 de 6

Reprodução/Twitter
6 de 6

Reprodução/Twitter

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?