metropoles.com

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, vai presidir a CNBB

Dom Jaime Spengler foi eleito na 60ª Assembleia Geral da CNBB para presidir a conferência dos bispos até 2027

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CNBB/Divulgação
dom Jaime Spengler
1 de 1 dom Jaime Spengler - Foto: CNBB/Divulgação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será presidida, deste ano até 2027, pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da entidade, dom Jaime Spengler. O religioso foi eleito por seus pares, nesta segunda-feira (24/4), durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida do Norte (SP).

Dom Jaime Spengler, 64 anos, substituirá dom Walmor Oliveira de Azevedo na presidência da CNBB. Como ocupava a primeira vice-presidência, o novo mandatário da instituição deve seguir linha de continuidade na administração. Perguntado por dom Walmor se aceitaria a função, dom Jaime respondeu que, “com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas, sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim”.

Catarinense de Gaspar, o novo presidente da CNBB é um bispo franciscano ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na cidade natal. Em 2010, foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre. É arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo papa Francisco.

No ano passado, quando o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), visitou o Santuário de Aparecida durante a festa da padroeira e apoiadores dele promoveram confusão com padres e outros fiéis, dom Jaime Spengler falou em tom crítico sobre o episódio em entrevista ao Estadão:

“Todos temos opções políticas, faz parte do convívio social. Cada um tem direito de manifestar as suas opções. Agora, o que nós precisamos também de cuidar com muita atenção é não nos deixar levar por mentiras, por fake news. Isso não é digno, primeiro, de alguém que tem amor à pátria. Segundo, não é digno de alguém que tem Jesus como verdade e caminho, de um cristão. Não podemos nos deixar conduzir por isso”, disse.

Neste ano, já com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no poder, dom Jaime foi um dos signatários de carta da CNBB criticando a revogação, pelo governo federal, de medidas antiaborto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?