Doentes crônicos entre 18 e 34 anos poderão se vacinar em Manaus
Essa parcela da população começará a receber a proteção contra a Covid-19 nesta segunda-feira (26/4), em postos da capital amazonense
atualizado
Compartilhar notícia
Manaus começa nesta segunda-feira (26/4) a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, destinada a pessoas de 18 a 34 anos que apresentam comorbidades.
Segundo a prefeitura da capital amazonense, 7,7 mil indivíduos nessa condição receberão a proteção. O cronograma de atendimento segue a ordem decrescente de idade.
“As pessoas com comorbidade que vão receber a primeira dose têm de apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde“, explica a pasta, em nota.
Também serão vacinados idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias, além do grupo que recebe a segunda dose da vacina, concluindo a proteção contra a Covid-19.
Ao longo da semana, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 65,3 mil pessoas, com a repescagem de outros grupos prioritários que ainda não receberam a proteção contra o novo coronavírus.
Manaus mantém sete pontos de vacinação, com serviços de drive-thru e postos fixos em todas as zonas da cidade. Existe, ainda, um posto único e exclusivo para a imunização dos trabalhadores da saúde.
Veja quais comorbidades têm preferência no calendário de imunização contra a Covid-19:
- Diabetes mellitus
- Obesidade grave (Índice de Massa Corporal igual o maior que 40)
- Anemia falciforme
- Hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas
- Hipertensão arterial em estágio 3
- Hipertensão Arterial e Resistente (HAR)
- Pneumopatias graves crônicas
- Cirrose hepática
- Doença renal crônica
- Imunossupressão
- Síndrome de Down
- Doença cerebrovascular
- HIV
- Cardiopatas