metropoles.com

Doença de Newcastle: governo declara fim de estado de emergência no RS

O governo ainda definiu a proibição de exportação de aves vivas em um raio de 10 km a partir do foco da doença, na cidade de Anta Gorda (RS)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

O governo federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), declarou, nesta terça-feira (6/8), o fim do estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul após a detecção do vírus patogênico da Doença de Newcastle (DNC) em um local de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda.

Assinada pelo ministro em exercício, o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, a decisão está na portaria publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União (DOU).

Além de suspender o estado de emergência zoossanitária no RS, o governo definiu como zona de restrição à exportação de aves vivas e seus produtos em um raio de 10 km a partir do foco da doença de Newcastle, encontrado no município de Anta Gorda.

“Ficam declaradas como Zonas de Restrição à exportação de aves vivas, seus produtos e material genético avícola, por um prazo de sessenta dias, as áreas perifocal e de vigilância, em um raio de 10 km a partir do foco da doença de Newcastle, na coordenada geográfica latitude: S 28° 59′ 13,21″ (-28,9870027778) e longitude: W 052° 03′ 55,71″ (-052,0654750000), detectado no município de Anta Gorda, no estado do Rio Grande do Sul”, destaca a portaria.

De acordo com o governo, o alcance e a duração da Zona de Restrição estabelecida poderá ser alterada por ato normativo da Secretaria de Defesa Agropecuária, seguindo a evolução das investigações epidemiológicas e dos trabalhos de vigilância zoossanitária em execução.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?