metropoles.com

Dodge: Gilmar não podia abrir inquérito da transferência de Cabral

Ministro do Supremo mandou marcar depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro para quinta-feira (19/4) no TRF-2

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRE DUSEK/ESTADAO
raquel-dodge-840×541
1 de 1 raquel-dodge-840×541 - Foto: ANDRE DUSEK/ESTADAO

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento imediato do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Gilmar Mendes, para apurar irregularidades no transporte do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral da cadeia pública de Benfica, situada no estado fluminense, para o Instituto Médico Legal de Curitiba (PR).

“Não se vislumbra qualquer viabilidade jurídico-constitucional na tramitação do Inquérito 4696 nesta Corte Suprema, pelo que deve ser prontamente arquivado”, afirmou Raquel Dodge.

Gilmar Mendes já mandou marcar, inclusive, depoimento de Sérgio Cabral para quinta-feira (19/4), às 14h, na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e havia dado ciência à PGR a fim de que a instituição designasse “membro para acompanhar a solenidade”.

Raquel Dodge, ao se manifestar, atacou a decisão de Gilmar Mendes em quatro pontos. Segundo ela, a lei não permite que um ministro determine a abertura de inquérito sem pedido do Ministério Público. A procuradora-geral também afirmou não haver presença, no caso, de autoridade com foro privilegiado para determinar a abertura de investigação no Supremo. “Há uma investigação no Paraná sobre os mesmos fatos”, acrescentou.

A investigação paranaense, segundo destacou Raquel Dodge, foi instaurada pelo delegado federal Maurício de Mello e busca apurar se policiais federais cometeram crimes de abuso de autoridade e de constrangimento ilegal ao transportarem Cabral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?