metropoles.com

Documento mostra que Pfizer procurou embaixada do Brasil sobre vacina

Documento enviado à CPI aponta que a farmacêutica pediu, em agosto, ajuda ao governo para obter respostas sobre a compra dos imunizantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Vacina pfizer
1 de 1 Vacina pfizer - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Um documento sigiloso de 27 de agosto de 2020 mostra que a farmacêutica Pfizer procurou a embaixada brasileira em Washington, nos Estados Unidos, para saber se o governo brasileiro daria uma resposta sobre a compra dos imunizantes.

O documento foi enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal e divulgado pela TV Globo.

A carta da embaixada diz que “dirigentes da Pfizer ressaltaram ao Posto a importância de que o governo brasileiro manifeste interesse pela compra da vacina até 29/8, com base em proposta comercial apresentada aos Ministérios da Saúde e da Economia em 14/8”.

O documento ainda diz que o encontro foi solicitado pela própria Pfizer. Os presidentes da farmacêutica na América Latina e no Brasil participaram da reunião com os diplomatas brasileiros.

“Comentaram também terem apresentado a autoridades do Ministério da Saúde e do Ministério da Economia em 14/8, proposta formal de venda de cerca de 30 milhões de doses da vacina para o Brasil, caso a aplicação da vacina seja aprovada pelas autoridades nacionais competentes”, diz o documento.

Brasil ignorou pedidos

Até o momento do encontro dos presidentes da Pfizer com diplomatas, a Pfizer já havia apresentado outras três propostas ao Brasil, em 14, 18 e 26 de agosto.

A farmacêutica não teve retorno do país sobre as propostas oferecidas.

Em novembro e fevereiro, a Pfizer fez novas propostas. Na ocasião, foi iniciada uma negociação com contrapropostas apresentada pelo Brasil, até que em março foi fechado o acordo para a compra de 100 milhões de doses pelo governo brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?